skip to Main Content

A Leitura e a Saúde

No Brasil, lê-se pouco e há uma lista de possíveis justificativas para esse triste fenômeno, como a economia, a péssima escolha dos professores quanto aos livros clássicos não interessantes aos jovens, ou, há quem aponte a falta de qualificação desses profissionais da educação.
Sem defender ou atacar as possíveis razões (eu particularmente acredito em uma conjuntura de fatores), ressalto alguns motivos saudáveis para se contrair o hábito da leitura.
A Universidade de Sussex provou que ler somente seis minutos por dia é mais eficiente do que ouvir música ou caminhar, para combater o stress. Outros estudos comprovam que a leitura aprimora a empatia e encoraja a busca por conquistas, já que a identificação com um personagem pode estimular a ação. Amplia o vocabulário, melhora a escrita, e, comprovadamente, aumenta a sensibilidade aos problemas, favorecendo atos de caridade. Um estudo do National Endowment for the Arts, mostra que ler desperta uma aceitação maior por outras culturas, o que diminui o preconceito. Melhora a atividade cerebral por dias, pois atua nos moldes de exercícios físicos para o cérebro, prevenindo também Alzheimer e Demência. Leitores têm maior inteligência e melhor memória, porque quando se lê, o cérebro cria novas sinapses e abre espaço para o armazenamento de mais informações.
Como o(a) único(a) responsável pela sua saúde é você, fica o convite para uma superprevenção salutar, em forma de lazer, com gastos menores do que com medicações, e com qualidade de vida. É só escolher o gênero literário que mais lhe atrai e aproveitar.

(Fontes: https://www.contioutra.com/15-beneficios-da-leitura-que-podem-triplicar-sua-qualidade-de-vida/)

Back To Top