Vamos quebrar um paradigma? (E. E. Soviersovski) Neste período em que são apresentados “5…
Ainda com o objetivo de ajudar na compreensão dos termos que viram moda da noite para o dia e, de repente, estão nas mídias, ou em diversos posts nas redes sociais, hoje vou falar sobre mais um desses termos. Não sei se acontece só comigo, mas há momentos em que me pergunto: “que raios isso quer dizer”? Porque tenho a impressão de que o seu significado é evidente para todos e que sou a única que o desconhece. Rsrs. Brincadeiras à parte, hoje o tema é spin-off.
É claro que quem conhece inglês já vai pelo caminho certo, mas ainda assim vale uma boa pesquisa porque as definições podem conter especificidades, dependendo da área que se deseja.
Spin-off, também chamado de “derivagem”, é o termo utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente. Por exemplo: de forma bem simples, no setor empresarial é o processo de cisão entre empresas e o surgimento de uma nova, a partir de um grupo que já existe. Neste caso, acontece spin-off quando as organizações exploram um novo produto ou serviço a partir de um já existente.
Entretanto, o nosso foco aqui é voltado à Televisão e à Literatura. Não é raro um coadjuvante chamar mais atenção do que um protagonista, tornando-se tão popular que garanta uma produção para si próprio. Ou surgir a necessidade de aprofundar uma determinada parte da trama, ou criar uma trilha nova para a história. Não importa o motivo, o spin-off se caracteriza quando é criado um novo livro ou filme derivado de outro, e o fato é que, muitas vezes, nos apaixonamos ainda mais por todo o enredo. Alguns exemplos que valem a pena conferir: “Animais Fantásticos e Onde Habitam” – Spin-off de Harry Potter (Há quem o considere também Prequel da série. Já falei sobre prequel na coluna de maio, é só acessá-la para conferir.) “Procurando Dory” – Spin-off de Procurando Nemo,
“Aves de Rapina – Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa” – Spin-off de Esquadrão Suicida. E ao falarmos de séries policiais, “CSI: NY” e “CSI:Miami”– são Spin-offs de CSI.
É claro que existem muitos outros, mas esses já ficam como dica para quem ainda não assistiu.
(Fontes: https://www.significados.com.br/spin-off/
https://www.idealmarketing.com.br/blog/midias-sociais/ )