skip to Main Content

Gírias Literárias

Gírias Literárias

(E. E. Soviersovski)

 

Você é um bookaholic? Curte um plot twist? Já escreveu alguma fanfic? Porém se gosta de ler, certamente já foi fisgado por um cliffhanger.

Calma! Vou explicar todos esses termos. Essas e muitas outras expressões são usadas com frequência, não só por autores, mas por leitores também. O sufixo aholic é um termo em inglês usado para indicar vício e book significa livro, então assim como um workaholic é viciado em trabalho (work é trabalho em inglês), um bookaholic é viciado em livros. Já o plot twist é o termo designado àquela reviravolta que ninguém esperava na história, a mesma em que ficamos paralisados, sem piscar, repassando todos os acontecimentos e tentando entender o que aconteceu. E muitas vezes, no final do capítulo anterior ao plot twist, o autor nos deixa ardentes de curiosidade, porque percebemos que algo importante vai acontecer e o nosso interesse se torna incontrolável. Isto é o cliffhanger, recurso normalmente utilizado ao final de um capítulo, ou até do livro (se este tiver continuidade), que mostra os personagens em uma situação limite, difícil de ser solucionada, mantendo-nos presos à leitura.

Dependendo do impacto que uma história nos traz, podemos ter uma ressaca literária, onde não conseguimos iniciar uma próxima leitura porque a anterior não sai da nossa cabeça. Ou podemos escrever uma fanfic (abreviação do termo em inglês fanfiction), que é uma ficção escrita por um(a) fã, que gosta tanto do universo criado pelo autor, que decide inventar enredos ou continuar a trama sob a sua própria perspectiva. E quando nos apaixonamos perdidamente por algum personagem? (Ou até por mais de um). É o que se chama de crush literário, já que crush significa uma paixão intensa.

Essas são apenas algumas das gírias utilizadas, mas vou dar um spoiler (isso você sabe o que é, não sabe?) e contar um segredinho sobre mim. Poucos gostam de se inteirar sobre o que vai acontecer na trama, para não estragar a surpresa, mas eu – muitas vezes – preciso desse spoiler para decidir se vou em frente com a história ou não. É… loucuras dos ser humano. Mas o que quero contar é que logo vou trazer mais desses termos para ficarmos por dentro dos posts nas redes sociais, e para você usá-los, brincando com a família e os colegas, além de, é claro, passar a identificá-los nas histórias que lê ou assiste. Esta é a magia do storytelling, ou da narrativa, se preferir.

(Fontes: https://editoraalbatroz.com.br/voce-conhece-as-girias-literarias/ — https://bibliotecasma.org/as-girias-e-siglas-literarias-mais-usadas-por-leitores-na-internet/)

 

Minhas redes sociais:

Site: www.eesoviersovski.com

Facebook Fanpage: https://www.facebook.com/eesoviersovski/

Instagram: https://www.instagram.com/eesoviersovski/

Wattpad: https://www.wattpad.com/user/EESoviersovski

Back To Top