Vamos quebrar um paradigma? (E. E. Soviersovski) Neste período em que são apresentados “5…
Feiras de Livros
(E. E. Soviersovski)
As feiras de livros são eventos literários onde editoras, profissionais ligados à literatura e autores se reúnem para divulgar o seu trabalho, trocar experiências e, no retorno, trazer na bagagem grande quantidade de aprendizado.
Já os leitores são o grande foco desses eventos, nos quais há uma disseminação da cultura e um crescimento de cada ser humano envolvido.
Sim, você pode dizer que as feiras, em geral, têm como objetivo essa troca e o interesse comercial, e sim, isso é verdade. Mas quando se trata de cultura isso vai além do comércio e do desejo da aquisição em si. Quando se fala especificamente de literatura, fala-se de aprendizado, de vida…
As Bienais do livro acontecem, como o nome já diz, a cada dois anos em uma determinada cidade, e lá é possível encontrar, além de muito conteúdo didático, histórias de amor das mais apaixonantes, comoventes ou excitantes. Dramáticas e profundas também, que nos fazem enxergar o mundo ou as respectivas gerações com outros olhos, em tempos atuais, em um passado longínquo, ou até em um futuro distante. Aventuras surpreendentes ou tensas, que mexem tanto com o nosso emocional, que ficamos pensando no assunto durante meses, anos, quando não, para sempre. Há livros que nos trazem ensinamentos, outros nos mostram perspectivas que não havíamos considerado. Amo os que nos levam a outros mundos ou outros planetas, pondo-nos em contato com seres das mais variadas espécies com as mais diversas conformações físicas. E as comédias, daquelas em que passamos a maior vergonha quando lemos um trecho em algum lugar público não conseguindo controlar a risada… Como sou muito medrosa, não leio tramas de terror, porque às vezes só com a sinopse já fico assustada, mas elas são uma grande paixão para milhões de leitores.
Enfim, temas heterogêneos são apresentados em diversos gêneros literários e são representações dos nossos pensamentos e experiências. Nessas feiras, como na Bienal Internacional de 2023, prevista para o início de setembro na cidade do Rio de Janeiro, há dezenas de estandes expondo histórias vividas ou imaginadas. Eu, que tenho a imaginação como minha parceira e acredito piamente que, muitas vezes, ela é mais real e marcante do que algo que vivemos ou tocamos, carrego a verdade de que as feiras de literatura vendem, nada mais nada menos do que prismas de vida. E você, concorda com isso?
Minhas redes sociais:
Site: www.eesoviersovski.com
Facebook Fanpage: https://www.facebook.com/eesoviersovski/
Instagram: https://www.instagram.com/eesoviersovski/