skip to Main Content

Ficção científica ou Fantasia?

Ficção Científica ou Fantasia?

(E. E. Soviersovski)

 

Esses são dois gêneros literários que eu amo. Só para lembrar, até porque já comentei aqui, gêneros literários são categorias que classificam textos com base em suas características formais, como estilo, discurso, contexto e outros aspectos linguísticos.

Se você curtir aquele tipo de literatura que te tira do dia a dia conhecido e concreto, estes dois gêneros vão te agradar. Assim como o Terror, ambos também são da família da Ficção Especulativa, mas quais as diferenças entre eles?

A Ficção científica (sci-fi), conhecida também como a “literatura das ideias”, normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade, ou em seus indivíduos. Seus temas costumeiramente abrangem viagens espaciais, espaço-tempo, universos paralelos, mudanças climáticas e/ou tecnologia avançada. Porém esse gênero deve conter uma extrapolação cuidadosa e bem informada de fatos, princípios ou tendências científicas, mesmo que a ciência apresentada nos enredos seja irreal, ainda não exista ou seja improvável.

Obras literárias de Fantasia, por sua vez, exploram elementos sobrenaturais, extraordinários ou surreais, isto é, não têm ligação com a realidade, podendo até contrariar as leis da física. Sabe aquelas histórias que acontecem em mundos imaginários, com dragões – ou outros animais – que falam com os demais personagens, fadas que aparecem de forma encantadora, varinhas mágicas que efetivamente fazem acontecer, ou o que você imaginar de surreal, essas histórias são consideradas como sendo de Fantasia.

É claro que essas classificações contêm diversos subgêneros, mas a nossa conversa aqui é um primeiro passo para o aprofundamento dessas subdivisões. É claro também que muitas narrativas contêm mais de um gênero literário, podendo, por exemplo, ter uma superaventura entre seres não humanos em um mundo fictício (aventura e fantasia), ou o que o(a) autor(a) decidir criar.

Aqui vão algumas obras de sci-fi para você curtir esse gênero tão apaixonante: Frankenstein ou o Prometeu Moderno (Mary Shelley), considerada a primeira obra de ficção científica da história; Eu, Robô (Isaac Asimov); 2001, Uma Odisséia no Espaço (Arthur C. Clarke). Vou me dar o direito de citar duas alternativas atuais de livros de sci-fi com deliciosos romances (contêm os dois gêneros literários): Novas verdades, um único amor e Anuhar, o Guardião do Ar (E. E. Soviersovski), ambos de minha autoria.  Como sugestões de Fantasia aqui vão: O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien); Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll); A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin); a série Corte de Espinhos e Rosas (Sarah J. Maas) e, como não poderia faltar, a série Harry Potter (J. K. Rowling). Ah, você também precisa conhecer as obras de José J. Veiga, escritor brasileiro, considerado um dos maiores autores, em língua portuguesa, do realismo fantástico. E falando em autores nacionais, tenho mais duas indicações (atuais) que vale a pena conhecer: Os Talismãs de Jade (também com romance), da duologia Ária de Yu (Paula Carminatti) e Inimigos Mortais (J. C. Gray). Ficam aí as dicas.

 

Fontes  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficção_científica  //  https://www.editorabookmarks.com/post/gênero-literário-ficção-científica // https://escritaselvagem.com.br/carreira-literaria/lista-de-generos-literarios/ // https://brasilescola.uol.com.br/literatura/literatura-fantastica.htm // https://pt.wikipedia.org/wiki/ José_J._Veiga

 

Minhas redes sociais:

Site: www.eesoviersovski.com

Facebook Fanpage: https://www.facebook.com/eesoviersovski/

Instagram: @eesoviersovski

Wattpad: https://www.wattpad.com/user/EESoviersovski

Back To Top