Vamos quebrar um paradigma? (E. E. Soviersovski) Neste período em que são apresentados “5…
Olá, tudo bem? Confesso que jamais imaginei que a humanidade passaria, em 2020, pelo que estamos passando. E como as crianças estão reagindo a isso? Assim como os adultos, algumas estão com medo, outras não entendem a dimensão da situação, muitas estão se divertindo em casa, ou bastante aborrecidas por não poderem sair como antes. Entretanto, a energia vem se acumulando e junto com o stress do restante da família, isso pode se transformar no caos.
Buscando alternativas simples, acredite, a leitura pode ajudar muito, mesmo para os pequenos que não saem da frente da TV e/ou do celular. Mas como fazer? A participação da família é fundamental, a começar pela escolha do livro condizente com a idade da criança. Feito isso, que tal montar um cantinho da leitura? Com o que tiver em casa. É só usar a criatividade, porque o importante é a proximidade com o adulto nessa nova atividade. Explorar o livrinho do início ao fim, dar vida aos personagens com encenações ou efeitos sonoros, e dividir a função de ler é superdivertido e eles adoram. Chamar a família toda e debater sobre a história também estimula muito. E se isso se tornar um hábito, pode ser uma atividade “desestressante” para os grandes e os pequeninos, além de desenvolver o vocabulário e a interpretação de textos, melhorar a concentração e a memória, incentivar a imaginação e a criatividade, estimular o aprendizado, e fortalecer os laços afetivos.
Ah, melhora a qualidade do sono, então essa prática pode acontecer logo antes de dormir. E desperta a humanidade, de acordo com o estudo da New School, de Nova York, que mostra que quem lê ficção tem mais empatia. E aí, não vale a pena tentar?
(Fontes: https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/alfabetizacao-e-leitura/como-incentivar-a-leitura-na-infancia/
https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/literatura/livros-para-criancas/melhor-livro-para-criancas-cada-idade/ https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/beneficios-da-leitura-para-sua-saude)