Vamos quebrar um paradigma? (E. E. Soviersovski) Neste período em que são apresentados “5…
Adaptações Literárias
(E. E. Soviersovski)
Uma adaptação cinematográfica é quando se adapta uma história literária para uma mídia audiovisual, especificamente para o cinema. Mas também é possível transpor uma obra para uma série de TV ou streaming.
Há séculos as adaptações são feitas nos mais variados graus, e o teatro foi um dos primeiros locais onde isso aconteceu. Para o cinema, até o início do século XXI, as adaptações não eram tão comuns, mas, já no final da década de 1990 a indústria de Hollywood caía em um profundo processo de falta de criatividade e os roteiros originais passaram a se tornar bastante escassos, então ficou mais cômodo adaptar os já existentes. Outro ponto importante é que a adaptação não só atrai os fãs do texto original, como também novos fãs.
Para que essa adaptação aconteça é preciso traduzir o texto escrito em um texto audiovisual, transformando a história narrada, normalmente em prosa, em um roteiro para as telas. E nesse processo o que mais se teme é que o enredo seja alterado. Vale ressaltar que o meio de comunicação através do qual ela está sendo contada, é outro. Um cenário descrito em cinco páginas em um livro, por exemplo, pode ser apresentado em uma cena de apenas 30 segundos. De acordo com Tiago Mello, produtor executivo da Boutique Filmes, os livros são essenciais nas produções cinematográficas atuais, mas ele alerta que autores e editoras precisam entender que, por esse processo de conversão se tratar de uma nova mídia, muitas vezes, não é possível recriar a obra exatamente como no livro.
Não há consenso sobre adaptar com fidelidade ou originalidade o texto base. Mesmo quando se trabalha com a fidelidade, isso pode não ser totalmente verdadeiro, porque o(a) diretor(a) transpõe o que ele(a) leu, e a compreensão de uma leitura é totalmente individual. Outro ponto é que há casos de sucesso e fracasso nos dois formatos. E aqui, vale ressaltar que todas as impressões sobre sucesso ou fracasso são do ponto de vista do leitor/espectador. É possível – e até compreensível – que quem nunca tenha lido os livros possa achar os respectivos filmes, bons. Do mesmo modo que há quem tenha lido e gostado das adaptações consideradas ruins por outras pessoas. Ou seja, não há consenso mesmo.
Porém, independentemente do formato, o que a chamada audiência preza em uma adaptação é que se mantenha a essência da história. Se a mensagem central for mantida, existe uma chance maior de que o leitor e/ou o espectador se apaixone pela trama. E você, o que pensa a respeito?
Fontes https://valkirias.com.br/adaptacoes-literarias/ — https://www.publishnews.com.br/materias/2022/08/29/o-mercado-das-adaptacoes-literarias-para-o-audiovisual — https://shre.ink/r4KM — https://www.onliterario.com.br/colunistas/81-adaptacao-literaria-versus-obra-original — https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/os-caminhos-e-descaminhos-das-adapta%C3%A7%C3%B5es-liter%C3%A1rias
Minhas redes sociais:
Site: www.eesoviersovski.com
Facebook Fanpage: https://www.facebook.com/eesoviersovski/
Instagram: @eesoviersovski