Vamos quebrar um paradigma? (E. E. Soviersovski) Neste período em que são apresentados “5…
Você sabia que tem vários tipos de livros para bebês? E acredite, eles curtem muito.
É nos três primeiros anos de vida que o cérebro está mais ativo do que nunca, absorvendo o que é novo e acomodando o que já foi experienciado, e é por isso que a leitura nessa fase é tão importante. Nesse período, o papel do mediador é fundamental porque é ele quem vai intermediar a relação entre os bebês e a linguagem!
Nos primeiros meses a visão dos pequeninos é limitada, por isso ilustrações com contrastes, por exemplo em branco e preto, chamam bastante a atenção. A partir do segundo ano, os livros com texturas são mais efetivos. O gênero textual ainda não influi na assimilação, mas a voz, a cadência da leitura e a interação são os determinantes neste momento.
Para atender a essas necessidades e também às personalidades de cada bebê, há uma grande gama de opções de tipos de livros. Há os Livros-brinquedo, como os Livros-fantoche, cuja contação é envolta pela magia da interpretação. Nos de Abas, a brincadeira de esconde-esconde faz parte da história, e nos Pop-up as ilustrações saltam aos olhos, literalmente. Já os Musicais fortalecem o vínculo mãe/cuidador com a criança. Os livros para Puericultura, além de instrumentos de leitura, são mordedores, chocalhos ou protetores de berço, e não dá para deixar de mencionar os de Pano ou Banho que servem também como brinquedos. Ah, é importante aceitar com naturalidade que os bebês amassem, rasguem ou danifiquem os livros, porque ainda não controlam a sua força e não sabem manuseá-los.
Portanto, é só escolher dentre essas e outras tantas opções, quais as mais interessantes para a criança leitora, que ao aproveitar de todos os benefícios no seu desenvolvimento, dá os primeiros passos para, no futuro, ampliar seus horizontes, vislumbrar mais possibilidades e se tornar um ser questionador, elevando o seu senso crítico e a sua capacidade de discernimento, características de pessoas capazes de transformar esse, em um mundo melhor.
Que tal começar a trabalhar pelo seu pequeno já no próximo dia das crianças? Natal? Aniversário?
(Fontes: https://leiturinha.com.br/blog)