skip to Main Content

Carnaval

Carnaval

(E. E. Soviersovski)

 

É claro que você já sabe que o Carnaval é a principal festa popular brasileira. E que começou como celebração pagã e hoje faz parte do nosso calendário, nos meses de fevereiro ou março de cada ano. É um período no qual as festas são realizadas durante o dia e à noite, e são adaptadas de acordo com a história e a cultura de cada local. Mas o que é cultura? Por mais que todos também saibamos, gosto de buscar a essência da palavra, porque muitas vezes o significado se perde ou se expande de tal forma, que fica desvirtuado.

Cultura é um conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais e artísticas, entre outras, que caracteriza uma sociedade, diferenciando-a de outras. Ou, é tudo aquilo que descreve um determinado grupo de pessoas, sendo que esse grupo pode ser formado por uma família, uma etnia, por pessoas com as mesmas crenças ou com algo em comum, podendo ser de cidades diferentes, bairros, estados ou países. Em síntese: cultura se trata de modo de vida.

E já que estamos falando também sobre arte, o que é a arte? A palavra vem do termo latino ars que significa técnica e/ou habilidade, e pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética (estuda o julgamento, a percepção e a produção de emoções a respeito do que é considerado beleza) ou de ordem comunicativa (que envolve troca de informações a partir da mensagem gerada por um interlocutor). A arte pode ser realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema em suas mais variadas combinações.

A cultura brasileira é conhecida por sua grande mistura de povos, festas memoráveis, como o carnaval, pela diversidade musical e até mesmo pelo bom futebol. E devido ao constante processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo.

Que orgulho desse meu país!

Vou deixar de lado as considerações políticas, benefícios ilícitos, etc, etc, a respeito de como são realizadas muitas destas manifestações culturais e focar no produto das artes propriamente ditas. Na qualidade das nossas pinturas, da nossa música e dança, nosso teatro e, como não poderia deixar de citar, da nossa literatura. Tem artes de baixa qualidade? É claro que sim, como em qualquer outro país, mas tem muita coisa maravilhosa, das quais todos nós deveríamos nos orgulhar.

Particularmente, não sou – nem nunca fui – de pular carnaval (prefiro ficar bem quietinha descansando e lendo um bom livro). Mas amo assistir a beleza dos nossos desfiles (ainda não tive oportunidade, mas algum dia assistirei ao vivo). Ele é uma das festas mais lindas e marcantes do mundo e, mesmo aqui no Brasil, acontece das mais diversas formas, dependendo da cultura do estado ou região, afinal isso é diversidade, não é?

Então, é essa a mensagem que hoje quero deixar. Parabéns ao nosso povo, que, produz essa festa magnífica e que, com criatividade, elabora obras de arte fantásticas, que torço para que tenham tanta oportunidade e aceitação quanto qualquer outra obra internacional. Afinal, isso é esperança.

Viva o Carnaval! Viva a cultura brasileira!

 

Fontes https://brasilescola.uol.com.br/carnaval // https://www.dicio.com.br  // https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte // https://www.significados.com.br/cultura/ // https://icult.org.br/cultura-como-formadora-de-cidadaos/

 

 

Minhas redes sociais:

Site: www.eesoviersovski.com

Facebook Fanpage: https://www.facebook.com/eesoviersovski/

Instagram: @eesoviersovski

Wattpad: https://www.wattpad.com/user/EESoviersovski

Back To Top