Vamos quebrar um paradigma? (E. E. Soviersovski) Neste período em que são apresentados “5…
Gírias Literárias II
(E. E. Soviersovski)
Por mais rico que um idioma seja, sempre cede espaço para uma palavra ou termo novo. E muitos destes termos vêm das mais diversas tribos que hoje habitam o nosso planeta, e que são experts em criar gírias ou jargões, também chamados de linguagens artificiais. Uma língua artificial (algo mais abrangente) é um idioma construído por uma pessoa ou um pequeno grupo, ao invés de ter evoluído como parte da cultura do povo. E já que hoje o tema tem várias definições e explicações, quando cito “tribo”, eu me refiro a um grupo de pessoas que partilha interesses, gostos ou relações de amizade, como tribo dos surfistas, dos nerds, etc.
Como a matéria é sobre gírias literárias (é a segunda vez que falo sobre elas nesta coluna), aqui vai a legenda de um post que fiz nas redes sociais há algum tempo sobre esse tema: “Hoje eu, que sou bookstan, olhei pro meu book haul de janeiro e pensei: “essa pilha está merecendo uma shelfie”. Mas preferi fazer um bookshelf tour. E não é que acabei achando, bem nessa hora, o meu chick lit favorito? Esse merecia até uma fanart!” E aí, entendeu tudinho? Não? Tudo bem, eu traduzo… rsrs
Um bookstan é um leitor apaixonado por literatura ou por uma saga específica, e pode até ter a prática de divulgar as histórias que lê. O book haul é o termo usado para mencionar a lista de livros adquiridos em determinado período, enquanto a shelfie é uma brincadeira com as palavras, do inglês, selfie (autorretrato) e shelf (prateleira), ou seja, é a foto da sua estante (de livros), que – muitas vezes – representa o seu estilo de vida. Porém, se for mostrar a estante com vídeo, é um bookshelf tour. E o chick lit? Nada mais é do que um gênero literário dentro da ficção que aborda as questões da mulher moderna através de romances leves, divertidos e charmosos. Não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque no chick lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto os seus relacionamentos românticos. Legal, né?
Então o texto é simples: “Eu, uma leitora apaixonada, olhei para a lista de livros que adquiri em janeiro e achei que merecia fotografá-los para os meus seguidores, junto aos demais títulos que possuo na estante. Pensando melhor, resolvi filmá-los, e, durante a filmagem, encontrei a história da minha protagonista preferida, uma personagem independente, culta e audaciosa que merecia ter um desenho gráfico e/ou pintura digital dela, feita por um fã, ou seja, uma fanart.
E aí? O que achou? Essas são só algumas das inúmeras gírias usadas pela tribo literária, e espero que você tenha curtido conhecer um pouco mais desse mundo.
(Fontes: https://bibliotecasma.org/as-girias-e-siglas-literarias-mais-usadas-por-leitores-na-internet/) — https://tinyurl.com/4d23rube — https://tinyurl.com/m3d92ca — https://pt.wikipedia.org/wiki/Chick_lit — https://www.relustosa.com/post/o-que-%C3%A9-chick-lit —
Minhas redes sociais:
Site: www.eesoviersovski.com
Facebook Fanpage: https://www.facebook.com/eesoviersovski/
Instagram: https://www.instagram.com/eesoviersovski/