skip to Main Content

Miscelânea de Conceitos

Há alguns gêneros ficcionais na literatura que se misturam hoje em dia e, por isso podem gerar dúvidas.
A Ficção Científica se utiliza de conceitos baseados na ciência e tecnologia para o desenvolvimento da trama. Como alguns exemplos, as narrativas contêm viagens espaciais, viagens no tempo, universos paralelos, outras dimensões ou vida extraterrestre. Já a Fantasia se utiliza dos mais variados fenômenos sobrenaturais, magia ou forças ocultas. E o intuito do Terror ou Horror é causar medo. Esses três gêneros estão dentro da Ficção Especulativa, que é um termo criado para abranger narrativas que discorrem sobrem mundos ou ambientes que diferem do que conhecemos com “real”.
A Distopia é a representação de uma organização social cujos valores são opostos ao da utopia, que prega um sistema perfeito, de plena felicidade entre os cidadãos que a compõem. Por isso os sistemas distópicos são geralmente caracterizados pelo totalitarismo e autoritarismo, onde os governos exercem um poder tirânico sobre o seu povo.
Entretanto há quem menospreze a Ficção Especulativa ou não concorde sobre a sua abrangência, assim como há narrativas que envolvem várias das definições acima. Isso é um problema? Entendo que não, porque a imaginação e a liberdade do autor não têm limites, levando o leitor nessa viagem maravilhosa e segura ao mundo do crescimento intelectual, independentemente de conceitos.

(Fontes: Wikipédia, Infoescola, estacaocadente.wordpress.com)

Back To Top