skip to Main Content

Frases e Reflexões

Frases e Reflexões

(E. E. Soviersovski)

 

Eu poderia dizer que é porque estamos vivendo momentos difíceis, de grandes mudanças, com guerras pelo mundo, que estou mais reflexiva. Mas sei que não é verdade.

Há acontecimentos, períodos, desafios, impactos ou palavras que me fazem refletir, e, para mim, sempre foi assim. Sabe aquele lance de ficar olhando para determinado objeto, ou para o nada, por horas e viajar para longe? Essa sou eu, e quer saber? Curto muito isso. Não só a viagem, mas o aprendizado a partir dessas reflexões e as consequentes mudanças que esse processo traz. Sim, porque aprender sedimenta os nossos alicerces e nos leva a mudar de patamar na nossa caminhada, e toda vez que galgamos novos patamares, enxergamos o que quer que foquemos, sob outra perspectiva.

E por que estou trazendo esse assunto? Porque há alguns dias (no Dia Mundial do Livro, dia 23 de abril), eu me deparei com uma frase que me fez refletir muito (até fiz um post com ela no Instagram). A frase: “Eu vivi mil vidas e amei mil amores. Andei por mundos distantes e vi o fim dos tempos. Porque eu li.” (George R. R. Martin).

Essas palavras mexeram comigo… Eu simplesmente amo viajar, e quando consigo chegar não só a lugares conhecidos e palpáveis, mas a outros mundos, isso para mim é incrível. Vivenciar as dificuldades das pessoas, através de personagens, com as mais distintas personalidades, torcer por elas e com elas, visitar as histórias mais inusitadas, passados sinistros e amores diversos enriquece a nossa bagagem, e, muitas vezes, nos deixa com o coração apertado, ou leve, provocando um sorriso no rosto por um longo período. Sabe que pode até nos ajudar a ver com mais clareza quais os nossos reais objetivos?

Quando leio sobre cataclismas ou alguma catástrofe, o pensamento que me vem é: há alguma coisa que ainda preciso fazer/acertar/resolver antes de ir embora daqui? Tem uma frase do Oscar Wilde que diz: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”, e me pergunto: estou vivendo ou apenas existindo?

Cada experiência vivida é fundamental para o nosso crescimento, mas as experiências adquiridas, sem a vivência propriamente dita, também são essenciais para o nosso desenvolvimento. Há quem não concorde com isso, mas garanto que muitos se lembram de algum fato de determinada história, ao avaliar alternativas para a tomada de uma decisão; ou pensam duas vezes antes de cometer algum desatino, devido às consequências que aquele personagem enfrentou por ter comprometido, por gerações, as finanças da família. E aquele paraíso encantador para onde o jovem casal se mudou para começar uma vida a dois, que você ficou – e ainda está – louco(a) para conhecer?

Quanto às palavras de George R. R. Martin, será que ele quis dizer que “viveu” as histórias ao ler cada uma delas, ou que viveu mais intensamente pelo que aprendeu com elas? Na minha opinião, tanto faz, porque, afinal de contas, viver não abrange as duas coisas? E você, concorda com estas reflexões? Conte para mim…

 

 

Minhas redes sociais:

Site: www.eesoviersovski.com

Facebook Fanpage: https://www.facebook.com/eesoviersovski/

Instagram: @eesoviersovski

Wattpad: https://www.wattpad.com/user/EESoviersovski

Back To Top